A Importância do Advogado nos Contratos

Nesse artigo você irá entender os principais pontos que devem ser considerados na contratação de um advogado para elaboração e revisão de Contratos.

A Importância do Advogado nos Contratos

Por Pedro Neiva, sócio fundador do Neiva e Antunes Advogados.

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2020.

 

Se você já não sabe, deveria saber que um contrato é o documento mais importante quando pensamos em fazer um bom negócio. Seja entre pessoas, ou com alguma empresa.

É muito comum a presença de conflitos entre sócios, prestadores de serviços, fornecedores e seus clientes. Muitas das vezes por questões jurídicas, que não foram pensadas com a antecedência e cuidado devido.

 

No Brasil, principalmente, não é fácil abrir, organizar, e manter um negócio e sua empresa. São necessários muitos fatores para o negócio dar certo, entre eles: dedicação, conhecimento, capital, disciplina e, acima de tudo, tempo.

Tempo. Sem dúvidas esse é o fator principal em que os empreendedores e empresários mais se queixam da escassez, em especial nos pequenos negócios em que os sócios acabam assumindo mais funções na empresa por conta de questões como:

  1. Poucos funcionários;
  2. Contenção de despesas;
  3. Escassez de mão de obra especializada.

Por esse e outros motivos, é tão importante uma assessoria jurídica para proteger você ou seu negócio de eventuais prejuízos com indenizações e processos judiciais, por conta de contratos mal elaborados, contraditórios, as vezes até nulos por conta de cláusulas abusivas, o que acaba gerando problemas entre as pessoas, e entre empresas e  clientes.

 

O suporte de um advogado qualificado é muito importante, pois permitirá a você aproveitar melhor o seu tempo com tranquilidade e segurança, para focar nas outras coisas que exigem o seu melhor.

 

Ter um advogado de confiança elaborando o seu contrato é garantir que em situações como desentendimentos, surpresas com rescisões inesperadas, e processos judiciais, seus direitos e patrimônios estarão muito mais seguros.

 

Se você já tem algum contrato com uma pessoa ou empresa, aqui vão apenas alguns pontos que podem ser revisados e corrigidos somente por um advogado:

 

- Cláusulas contraditórias;

- Lacunas legais;

- Cláusulas nulas e abusivas;

- Informações desatualizadas;

- Dados incorretos;

 

Prevenir é sempre melhor que remediar!

Vale lembrar que cada pessoa e cada situação, exigem necessidades particulares e específicas quando se trata da elaboração de um contrato.

 

O suporte de um advogado permitirá o estudo de cada caso, demonstrando as possibilidades de utilizar certos dispositivos jurídicos que a lei dispõe, permitindo a correta e melhor escolha.

Tecnologia do Google TradutorTradutor